somos como somos

     

cana-de-açucar

Na Agroterenas temos excelência em produção de cana-de-açúcar. Nossas unidades entregam aproximadamente 5.600.000,00 ton/ano aos clientes: Raízen, no estado de São Paulo; e Atvos, no Mato Grosso do Sul.

O manejo de cana-de-açúcar ocupa uma área aproximada de  90 mil ha. Todos os os nossos processos são feitos com técnicas modernas, sempre de acordo com as normas e legislações vigentes.

Acompanhando a evolução tecnológica, novas técnicas têm sido adotadas para adequar-se ao sistema de plantio e colheita mecanizada sem causar qualquer comprometimento à continuidade da terra produtiva.

Prova disso é a fertirrigação (irrigação da lavoura de cana com uso racional da vinhaça – subproduto da destilação do álcool), que une produtividade e sustentabilidade. Aliando o tradicional a técnicas modernas, aplicamos vinhaça de forma localizada e no sistema de aspersão, de maneira que a distribuição seja uniforme para não prejudicar a fertilidade da terra e nem atingir níveis inadequados no solo.

As tubulações que levam o produto para a lavoura também são de material resistente e os reservatórios impermeabilizados para garantir o bombeamento seguro deste fertilizante orgânico da usina até a lavoura sem riscos de contaminação do meio ambiente.

A aplicação de fertilizantes é estabelecida por critérios agronômicos, garantindo a produtividade da plantação e a preservação do meio ambiente.

O controle de pragas nos nossos canaviais é feito de maneira a manter o equilíbrio entre as diferentes espécies. Por isso, é sempre dada prioridade ao método de controle biológico.

Para a conservação do solo adotamos a prática de rotação de culturas. Dessa forma, alterna-se o cultivo de cana com a soja, o milho e a crotalária, que contribuem para a fixação de nitrogênio atmosférico no solo e para o controle de pragas.

Os resíduos resultantes da fabricação de açúcar e álcool na usina têm destino certo e útil, aproveitando-se a torta de filtro, vinhaça e fuligem de caldeira como fertilizantes naturais.

Nossa preocupação e o compromisso de produzir sempre em harmonia com o meio ambiente, protegendo a fauna e a flora da região, são uma constante, assim como as ações de reflorestamento e preservação de mata ciliar.