Agroterenas encerra safra 21/22

Mais uma safra de cana-de-açúcar concluída com sucesso! Mesmo com as adversidades climáticas, as três Unidades do grupo: Deodápolis, Maracaí e Paraguaçu Paulista colheram 5.395.903,08 toneladas. A produção total de açúcares praticamente não variou.

Todas as unidades apresentaram resultados bastante satisfatórios, principalmente em função das geadas e seca observadas no período. A Unidade de Deodápolis (MS) fechou com 1.141.047,06 toneladas de cana colhidas, sendo 73 toneladas por hectare e aumento da quantidade de açúcar/ton (ATR) para 140 kg, sendo ao final a unidade que mais sofreu.

Em São Paulo, a Unidade Maracaí se destacou em relação a toda região centro-sul, colhendo 2.234.317,52 com uma produtividade de 88 toneladas por hectare. Já em Paraguaçu Paulista, a cana colhida chegou a 2.020.538,50 toneladas e produtividade de 79 toneladas por hectare. Em relação à quantidade de açúcar, a Unidade Maracaí apresentou 145 kg/t e Paraguaçu Paulista 146 kg/t.

Segundo o Diretor de Operações Agrícolas, João Guilherme Iglézias, “os resultados são o reflexo do empenho de todos os colaboradores que trabalharam com energia e maestria para que mais uma vez alcançássemos os objetivos de produção mesmo em uma situação muito adversa”. Vale frisar que durante toda a safra a Agroterenas manteve as medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde para proteger os colaboradores da Covid-19.

Parabéns a todas as equipes!

Agroterenas recebe prêmio MasterCana Centro-Sul 2021

A Agroterenas conquistou o prêmio MasterCana Centro-Sul 2021, na categoria Fornecedor de Cana do Ano. A cerimônia de entrega foi realizada na noite desta quinta-feira (11/11) e a Agroterenas foi representada pelos Gerentes de Operações Agrícolas e Planejamento Agrícola, respectivamente, Murilo Meirelles e André Tomazela.

Criado pela Associação Procana Brasil em 1988, o MasterCana é a mais tradicional premiação do setor e tem por objetivo reconhecer o mérito de profissionais e empresas que se destacaram no agronegócio durante o ano.

“A premiação é um reconhecimento de que estamos no caminho certo, um caminho tortuoso e sem fim, mas que nos proporcionará uma viagem prazerosa”, afirma o Diretor de Operações Agrícolas, João Guilherme Iglézias. “Parabéns a toda equipe Agroterenas por mais esta conquista.”

 

 

 

 

Agroterenas expande negócios com industrialização do suco de limão (FCLJ)

Há 11 anos fornecendo cana-de-açúcar, grãos, laranja in natura, Suco Concentrado Congelado de Laranja (FCOJ) e coprodutos, a Agroterenas se consolidou pela excelência de seus produtos. E, a partir de agora, a empresa apresenta ao mercado mais um produto: o Suco de Limão Concentrado Congelado (FCLJ), que é produzido sem uso de aditivos e com matéria-prima própria a partir das variedades do limão siciliano: Limonera, Lisboa, Gênova e Eureka.

Além do suco, a Agroterenas processa os coprodutos do limão: Óleo Essencial de Limão (CPLO) e Terpeno Cítrico de Limão, ambos obtidos da extração da fruta e bastante utilizados na indústria de produtos químicos, solventes, aromas, fragrâncias, tintas, resinas e cosméticos. A casca e o bagaço do limão também são utilizados na produção de pectina e para complementar a nutrição animal.

“Estamos muito satisfeitos com esta diversificação, porque sabemos que estamos oferecendo para o mercado mais um produto de excelente qualidade, assegurando que todos os processos sigam os mais rigorosos padrões de segurança alimentar. Investimos em práticas realmente sustentáveis, como o reuso de água condensada na Indústria, o uso da lenha da laranjeira e limoeiro na caldeira e o reaproveitamento integral da fruta”, afirma o Diretor de Produção Agroindustrial, Ezequiel Castilho.

Vale ressaltar que na Agroterenas Industrial Citrus, todas as operações no campo, de logística e na indústria, possuem sistema de rastreabilidade. Assim é possível garantir informações precisas da fruta, do suco concentrado e dos coprodutos, desde a matéria-prima até a entrega para os clientes.

A Unidade está estrategicamente localizada no sudeste do país e a parceria com o terminal de suco concentrado em Rotterdam, na Holanda, confere apoio logístico para distribuição na Europa. Atualmente, a Agroterenas exporta seus produtos para cerca de 25 países.

Agroterenas conquista a Certificação FSSC 22000

Para garantir a qualidade de seus produtos, a Agroterenas investe cada vez mais em tecnologia e estrutura, no aperfeiçoamento dos procedimentos e na capacitação dos colaboradores. E esse compromisso em oferecer sempre o melhor produto garantiu a conquista da Certificação FSSC 22000 (Food Safety System Certification), documento que atesta que a Agroterenas Industrial Citrus atende ao protocolo global de segurança de alimentos.

Reconhecida e exigida por organizações em todo o mundo, a FSSC 22000 tem como principal objetivo garantir a prática de requisitos normativos de segurança dos alimentos, aperfeiçoar os processos internos e ter melhorias contínuas para minimizar riscos de efeitos adversos à saúde dos consumidores.

Vale lembrar que a Agroterenas já possui as Certificações Halal, SGF, Kosher, e SAI Plataform. Todas reconhecidas mundialmente para atendimento aos mercados e clientes com máxima responsabilidade às boas práticas de fabricação, qualidade dos produtos, segurança de alimentos, autenticidade, rastreabilidade, práticas ambientais, saúde e segurança do trabalho, social e direitos humanos.

A Agroterenas parabeniza toda a equipe envolvida e todas as áreas de apoio que se dedicaram para alcançar mais esta conquista!

Assista ao vídeo:

 

Agroterenas encerra a safra 20/21 de cana com novo recorde

A exemplo do ano anterior, a Agroterenas concluiu a safra de cana-de-açúcar 2020/2021 com números de produção bastante expressivos. As três unidades do grupo: Deodápolis, Maracaí e Paraguaçu Paulista colheram 5.470.414,01 toneladas, a maior safra na história da empresa.

De acordo com a Diretoria da Agroterenas, o ótimo desempenho operacional das equipes e o apoio das áreas administrativas e de suporte foram essenciais para alcançar esse resultado, assim como a adoção de novas tecnologias e a gestão dos procedimentos agrícolas.

A Unidade Deodápolis (MS) teve um aumento de produtividade em relação à safra passada e fechou com 1.198.108,74 toneladas de cana colhidas, sendo 78 toneladas por hectare. A quantidade de açúcar/ton (ATR) permaneceu em 137 kg.

Nas unidades do Estado de São Paulo, os números também se mantiveram excelentes. Em Maracaí foram colhidas 2.232.563,38 toneladas com uma produtividade de 88 toneladas/ha. Já em Paraguaçu Paulista, a cana colhida chegou a 2.039.741,89 toneladas e produtividade de 83 toneladas por hectare.

As duas Unidades também apresentaram alto ATR por tonelada: Maracaí 144 kg e Paraguaçu Paulista bateu o recorde de 145 kg.

É importante ressaltar que por ser uma empresa de atividade essencial, a Agroterenas manteve todas as suas unidades em operação durante a pandemia, mas sempre respeitando todas as medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde para cumprir o seu compromisso em produzir alimentos e energia para todos.

Parabéns a todos os colaboradores!

 

Agroterenas recebe o Prêmio de “Melhores do Agronegócio 2020”

Pela quinta vez, a Agroterenas Citrus venceu na categoria “Frutas, Flores e Hortaliças” do prêmio que é concedido pela Revista Globo Rural. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada em formato digital na noite desta terça-feira (24/11).

A Agroterenas foi representada pelo Gerente de Produção e Logística, Ezequiel Castilho, que destacou o crescimento do setor no país. “O Agronegócio no Brasil cresce a cada ano e com sustentabilidade, modernização, competência, dedicação e profissionalismo. E na citricultura não é diferente. Há 10 anos, para sermos classificados em ‘citricultura ouro’, como era conhecido, tínhamos que produzir 500 caixas de laranja por hectare, hoje temos que produzir cerca de mil caixas para conseguirmos nos manter no setor. Daí, dá para ter uma noção de como esse mercado se desenvolve. Mas nossa equipe é competente e dedicada e assim conseguimos superar os desafios”.

Vale lembrar que a Agroterenas já foi campeã na mesma categoria nos anos de 2014, 2015, 2018 e 2019.

Esta é a 16ª Edição do Prêmio Melhores do Agronegócio que é realizado em parceria com a Serasa Experian, referência no serviço de informações e responsável pela seleção das empresas de acordo com seus indicadores financeiros e socioambientais.

A premiação destacou também empresas de vinte segmentos do agronegócio, dentre elas os setores de alimentos e bebidas, atacado e varejo, aves e suínos, bioenergia, comércio exterior, defensivos agrícolas, ferramentas e implementos agrícolas.

 

Boas ideias sempre dão resultado

O programa Canteiro de Ideias serve para estimular a criatividade, aumentando ainda mais a cultura da inovação na Agroterenas. Traz ainda a possibilidade de o colaborador ser premiado e levar para sua família, além do orgulho de ter contribuído para uma empresa mais forte, um presente.

Esse ano, as ideias premiadas abordaram temas como segurança, sustentabilidade e economia de recursos, mostrando que nossos colaboradores estão ligados em todas as áreas.

Somente nesta edição, 34 propostas foram aprovadas e 39 colaboradores foram premiados – vale lembrar que as sugestões podem ser individuais ou em grupo. Devido à pandemia, a entrega dos prêmios ocorreu de maneira individual, nos postos de trabalho de cada um.

Veja os premiados:

Canteiro de Ideias agora também é digital!

A partir de agora, o formulário de inscrição do Canteiro de Ideias pode ser acessado de qualquer dispositivo digital (celular, tablet ou computador). O processo é simples, rápido e está disponível para todos os colaboradores da Agroterenas.

A sugestão do formulário digital surgiu do próprio Canteiro e tem como objetivo facilitar o acesso para quem deseja apresentar uma ideia ou solução construtiva para as atividades do dia a dia; além disso, é possível deixar um recado, críticas e sugestões, assim como no formulário físico, que continua disponível em todas as Unidades.

Passo a Passo

Para preencher o formulário digital, basta acessar: www.agroterenas.com.br/canteiro/, responder ao questionário e clicar em enviar. O documento é recebido pela área de Comunicação, que o direciona ao gestor responsável para avaliação. Se a ideia for aprovada, o colaborador é premiado.

O Projeto Canteiro de Ideias tem como finalidade estimular novas ideias e boas práticas que podem ser adotadas na Agroterenas por incentivo dos colaboradores.

Participe você também, ideias valem muito!

Acesse: www.agroterenas.com.br/canteiro/