O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (19/01) que concluiu a distribuição de 6 milhões de doses da vacina CoronaVac em todos os Estados e Distrito Federal. Com isso, o Brasil dá início a campanha nacional de imunização contra a Covid-19.

Nesta etapa serão imunizados os profissionais da saúde, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência vivendo em instituições e indígenas. Segundo o Ministério da Saúde, à medida que os laboratórios disponibilizarem mais doses, será dada a sequência de vacinação nas pessoas que integram os grupos prioritários.

A CoronaVac foi desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Na última segunda-feira (20/01), o Instituto Butantan pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o registro emergencial para um segundo lote de 4,8 milhões novas doses da vacina contra o Coronavírus. A Anvisa tem até 10 dias para finalizar a análise e divulgar um parecer.

Mato Grosso do Sul

Segundo o governo do Estado, foram recebidas 158.546 mil doses que já foram distribuídas para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A expectativa, de acordo com publicação do governo, é imunizar imediatamente 26,971 profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 e mais 46.180 indígenas que vivem nas aldeias da região.

Mato Grosso

Segundo o governo local, o Estado recebeu 126.160 mil doses do imunizante, que serão distribuídos aos 141 municípios de acordo com as prioridades estipuladas pelo Ministério da Saúde.

São Paulo

De acordo com informações divulgadas pelo governo, 500 mil doses da vacina já foram distribuídas em 13 diretorias regionais de saúde em todo o Estado, totalizando 123 municípios atendidos. Nesta quarta-feira (20/01) serão distribuídas outras 125 mil doses de vacinas a outros 76 novos locais. A expectativa é que os 645 municípios do Estado recebam o quantitativo de vacina do Butantan dentro do Programa Nacional de Imunização.