Por determinação do governo de São Paulo, a partir de hoje (25/01) as regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté estão na fase vermelha do Plano São Paulo, que permite o funcionamento apenas de serviços essenciais. As demais regiões do Estado estão na etapa laranja, mas devem respeitar as restrições da fase vermelha após as 20h em dias úteis, e integralmente aos finais de semana e feriados.

Na fase vermelha, a mais rígida, apenas setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, hotelaria, açougue, banco, lavanderia e atividades religiosas podem funcionar. Demais comércios podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por aplicativo.

Já na fase laranja, praticamente todos os setores podem funcionar – com exceção apenas do atendimento presencial em bares – até oito horas por dia e com capacidade máxima de ocupação de 40%. As medidas devem vigorar até o dia 8 de fevereiro. Segundo o governador João Doria, antes desse prazo nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde. A decisão foi anunciada na última sexta-feira (22/01), após um aumento expressivo do número de casos, internações e mortes pela Covid-19.