Sintomas

São semelhantes a um resfriado comum: febre, tosse seca e dor de garganta. Nos casos mais graves, os pacientes apresentam dificuldade de respirar ou falta de ar, dor persistente ou pressão no peito, confusão mental, tontura, apatia e lábios ou face arroxeados. Se você apresentar esses sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo, evitando, se possível, o contato com outras pessoas. Se for preciso, fique em casa, isolando-se dos seus familiares.

Transmissão

O COVID-19 (novo Coronavírus) é uma doença transmitida principalmente de duas formas: pelas gotas do espirro ou tosse de quem está infectado, e pelo toque das mãos com pessoas ou objetos que estiveram em contato com o vírus.

Uma gotícula pode conter milhões de vírus capazes de contaminar pessoas próximas e objetos: celulares, maçanetas, teclados de computadores, mouses, entre outros.

O Coronavírus se espalha rápido. Estudos estimam que cada infectado transmite a doença para outras duas a três pessoas. Logo, uma pessoa infecta duas. Dois infectam quatro. Quatro infectam 16 e assim por diante. Por isso é importante evitar aglomerações e manter distância de 1,5 metro de outra pessoa. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, não é mais possível rastrear a origem dos contágios.