Atendendo ao pedido do Ministério Público, a prefeitura de Assis informou nesta segunda-feira (29/06) que seguirá o Plano São Paulo e manterá a cidade na fase vermelha da quarentena, já que o município pertence à DRS (Departamento Regional de Saúde) de Marília – região que está na fase vermelha.

Para reforçar a decisão, o prefeito José Fernandes publicou o Decreto nº 8.200 autorizando somente o funcionamento de atividades essenciais. O documento também proíbe a realização de eventos, de qualquer natureza, em que haja aglomeração de pessoas.  

Assis já registra 195 casos confirmados de Coronavírus e 11 mortes.

“Essa é uma medida que devemos acatar, sob pena de sofrermos uma Ação Civil Pública. Mas, nesse momento, diante de todos os nossos esforços para garantir a flexibilização em nossa cidade, com todos os cuidados sanitários para preservarmos vidas, vamos ter que voltar novamente à fase de isolamento social, com todas as restrições, com funcionamento apenas de atividades essenciais”, afirmou José Fernandes em publicação.

Plano São Paulo

Na última sexta-feira (26/06), o governador João Doria prorrogou a quarentena até o dia 14 de julho em razão do avanço acelerado da pandemia no interior e deixou nove regiões na fase vermelha – fase em que apenas os serviços essenciais podem funcionar. São elas: Araçatuba, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e Sorocaba. Já na etapa laranja (permissão de abertura com restrições), ficam as áreas de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Campinas, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté, além das sub-regiões Leste (Alto Tietê), Norte (Franco da Rocha) e Oeste (Osasco) da Grande São Paulo.