O governo de São Paulo decidiu prorrogar a vacinação contra a gripe em todo o Estado até o dia 24 de julho. A vacina está liberada a partir de hoje (1/7) para toda população até que as doses se esgotem nos postos de saúde. A iniciativa objetiva aumentar o número de pessoas imunizadas contra o vírus Influenza e consequentemente reduzir o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde de São Paulo.

Apesar de a vacina não agir contra o Coronavírus, protege contra os tipos de gripe mais comuns e, ainda, auxilia no atendimento e diagnóstico preciso do paciente com suspeita de infecção pela Covid-19, já que os sintomas são semelhantes. Também é fundamental para diminuir o número de pessoas que apresentam problemas respiratórios graves, principalmente as que necessitam de internação.

Em razão disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Estado apela para que as crianças com idade entre 6 meses e menos de 6 anos, gestantes e puérperas sejam vacinadas.

Neste ano, as doses da vacina são constituídas por três espécies do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B/Victoria, ou seja, quem tomar a vacina estará protegido contra essas três doenças. Segundo o governo paulista, a vacina é segura, eficaz e protege contra complicações da gripe, como pneumonia.

A vacina contra a gripe pode ser tomada em postos de saúde do Estado, além de pontos definidos por cada município e clínicas de vacinação da rede particular. Procure um posto mais próximo de você e se proteja.