A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe de 2020 acaba nesta terça-feira, dia 30. Na reta final, a Secretaria de Estado da Saúde convoca as pessoas que ainda não foram aos postos para receberem as doses. Até semana passada, 20,8 milhões de pessoas ainda não tinham recebido a vacina.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria/2/87.

A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas tomem a vacina contra a Influenza mesmo ela não tendo eficácia contra o Coronavírus, porque ela auxilia os profissionais na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, uma vez que os sintomas são parecidos.

Até o mês de maio, foram registrados 1.483 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 205 mortes, segundo dados divulgados pelo governo.

A vacina contra a gripe pode ser tomada em postos de saúde, além de pontos definidos por cada município e clínicas de vacinação da rede particular. Procure um posto mais próximo de você e se proteja!