O Brasil registrou, neste domingo (22/03), 1.546 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19) e 25 mortes. Com o registro de dois casos no estado de Roraima, agora, todos os estados do país possuem casos registrados da doença. As informações sobre os casos e óbitos são repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde. Mesmo assim, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja alguns casos de fake news que estão circulando sobre a pandemia do Coronavírus.

Beber água quente mata o Coronavírus?

Uma mensagem que está sendo amplamente compartilhada nas redes sociais recomenda beber água quente (entre 26ºC e 27ºC) para matar o coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, a temperatura do corpo é de ao menos 36ºC, portanto, ingerir líquidos nas temperaturas sugeridas não faria qualquer diferença.

Ministério da Saúde recomenda quarentena aos viajantes assintomáticos para Coronavírus?

O Ministério da Saúde, até o momento, não recomenda quarentena de viajantes assintomáticos. Em caso de passageiros de voos, o sistema de vigilância epidemiológico entrará em contato com passageiros das fileiras próximas (duas anteriores e duas posteriores) e esses passageiros serão monitorados, por telefone, pelos serviços de saúde local. Caso apresentem sintomas, serão encaminhados para exames confirmatórios.

Utilizar álcool gel nas mãos para prevenir Coronavírus altera bafômetro na blitz?

A utilização do álcool em gel como medida de prevenção às doenças transmissíveis é eficaz e importante para evitar a disseminação de vírus. A inalação momentânea do álcool em gel após sua utilização pode durar alguns segundos nos pulmões, caso esteja em ambiente fechado, com pouca ventilação. Contudo, é eliminado em menos de dois minutos, ou seja, a inalação do produto não acarreta absorção do álcool na corrente sanguínea como ocorre nos casos das pessoas que ingerem bebidas alcoólicas. Portanto, utilizar álcool em gel não vai ocasionar nenhuma infração de trânsito.

Álcool gel é a mesma coisa que nada?

De acordo com evidências e estudos científicos atuais, o álcool em gel ou líquido é um dos métodos de prevenção contra o coronavírus (COVID-19). Assim como a higienização das mãos, com água e sabão. A sua eficácia já foi comprovada por meio de estudos e artigos.

China anuncia vacina contra o Coronavírus!

Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas para o combate ao Coronavírus, entretanto, até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo Coronavírus.

Com o intuito de combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. O canal não é um SAC ou tira dúvidas, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer pessoa pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.