Em meio a recordes de mortes e UTIs lotadas, as políticas de endurecimento do combate à pandemia estão sendo adotadas por cidades e estados para frear o crescimento de casos de Covid-19 e evitar novos colapsos no sistema de saúde. Toque de recolher, fechamento do comércio de atividades não essenciais e proibição de acesso a parques e locais públicos são algumas das medidas adotadas pelas autoridades.

O estado de São Paulo está na fase emergencial, que é ainda mais restritiva do que a fase vermelha. Em todo o estado, incluindo a capital, está proibida a realização de cerimônias religiosas e de atividades esportivas coletivas; não é permitida a retirada de comidas em bares e restaurantes, apenas delivery; regime de teletrabalho do máximo possível de colaboradores; praias e parques estão fechados e somente serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de gasolina podem continuar funcionando desde que sigam as medidas de prevenção.  

No Mato Grosso, o funcionamento das atividades econômicas está permitido das 5h às 20h e toque de recolher a partir das 21h, com exceção de farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), transporte de alimentos e grãos, coleta de lixo, bem como dos funcionários e prestadores das atividades e serviços cujo funcionamento é permitido após 20h. O sistema de delivery é permitido até às 23h59 e as aulas presenciais em creches, escolas e universidades estão suspensas. Segundo informações do governo, a cidade de Água Boa está classificada na categoria de risco alto para a contaminação do Coronavírus.

Já no Mato Grosso do Sul, a partir da próxima segunda-feira (5/4) será permitido o funcionamento de praticamente todas as atividades econômicas com a ressalva de que os estabelecimentos devem continuar cumprindo as medidas e protocolo de biossegurança. Apesar da flexibilização, o toque de recolher continua. De acordo com o governo, nas cidades de bandeiras verde, amarela e laranja deve ocorrer das 22h às 5 da manhã; já os municípios de bandeira vermelha a partir das 21h. Nas regiões onde a bandeira é cinza, o toque de recolher permanece das 20h às 5 da manhã. No estado, subiu de 48 para 51 o número de municípios (incluindo Deodápolis) classificados na bandeira vermelha, quando o cenário ainda é considerado de alto risco. As cidades de Glória de Dourados, Angélica e Ivinhema se encontram na bandeira laranja, que indica grau médio de risco.

Diante desta realidade, é importante continuar seguindo todas as medidas de prevenção: uso de máscara, higienização frequente das mãos, respeito ao isolamento social e nada de aperto de mão, beijos e abraços. Lembre-se de não ficar próximo de pessoas que apresentem sintomas como febre, coriza e tosse.