Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), crianças com mais de 12 anos devem usar máscara nas mesmas condições que os adultos para ajudar a evitar a disseminação da Covid-19. Crianças entre seis e 11 anos devem usar conforme o risco de exposição. Crianças de cinco anos ou menores, portadoras de deficiência ou doenças não devem usar máscara por questão de segurança.

Segundo as instituições, o uso de máscaras por crianças entre seis e 11 anos deve depender de uma série de fatores, dentre eles: a intensidade de transmissão na área, a habilidade da criança em usar a máscara e a supervisão adequada de um adulto.

A recomendação, de acordo com a OMS, foi motivada por estudos que sugerem que crianças mais velhas desempenham papel mais ativo na transmissão da Covid-19 do que crianças mais novas.

Blitz

Desde sexta-feira (21/08), a Vigilância Sanitária intensificou as ações de verificação do uso de máscara e distanciamento social nos estabelecimentos comerciais em todo o Estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 200 agentes irão atuar em todo o Estado para assegurar que estabelecimentos e clientes estejam respeitando o Decreto Estadual nº 64.959 de 04 de maio de 2020, que torna obrigatório o uso de máscara quando a pessoa estiver fora de casa.

Vale lembrar que quem estiver sem a proteção fica sujeito à multa aplicada pelas vigilâncias dos municípios. A multa é de R$ 5.025,02 para pessoa jurídica e por cliente sem máscara; e R$ 524,59 para o cidadão que não estiver usando a proteção.