O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (27/07) novos critérios para o avanço das regiões à fase verde (menos restritiva). A principal mudança está relacionada à ocupação de leitos, que poderá variar entre 75% e 70%. Pelos critérios atuais, o índice de ocupação nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) precisa estar abaixo de 60%.

Com a mudança, os municípios poderão liberar os leitos reservados a pacientes graves com Coronavírus para pacientes com outras necessidades médicas e que tiveram atendimento adiado em razão da pandemia.

Para garantir a mudança da fase amarela para a fase verde, a região também deverá permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. Além disso, os indicadores de variação das internações e mortes exigirão números absolutos por 100 mil habitantes. Os especialistas do Centro de Contingência de Coronavírus ainda precisam confirmar, mas de acordo com o governo os índices devem variar entre 30 a 40 internações, e os óbitos, no máximo cinco por 100 mil habitantes.

As novas regras do Plano São Paulo começam a valer a partir de sexta-feira (31/07). Segundo Doria, os ajustes são necessários “para adequar o Estado à realidade que vivemos neste momento de pandemia” e a tendência é que as regiões fiquem menos sujeitas a alterações de fase.