A partir da próxima quinta-feira (7/5), o uso de máscaras para as pessoas que andarem nas ruas e demais locais públicos será obrigatório em todas as cidades do estado de São Paulo. A decisão foi anunciada pelo Governador João Dória nesta segunda-feira (4/5) e será publicada amanhã no Diário Oficial.

Segundo Dória, caberá a prefeitura de cada cidade decidir como será a fiscalização e a aplicação de penalidades, inclusive de multas, a quem desrespeitar a regra.

Durante o pronunciamento, o Governador também afirmou que Assis contempla a lista das piores cidades com índice de isolamento no estado, com 49%. “Se o índice não estiver acima de 50% o munícipio não poderá flexibilizar o isolamento social”, declarou Dória. As informações do plano de retomada da economia devem ser anunciadas no próximo dia 8.

Segundo o Ministério da Saúde, apesar de muitos municípios do país ainda não registrarem casos da doença, de forma geral, está presente em todos os estados do país. Atualmente, São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 31.772 casos e 2.627 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 11.139 casos e 1.019 óbitos, seguido por Pernambuco, com 8.643 casos e 652 óbitos. O estado que registra menos notificações é Tocantins, com 246 confirmações e quatro mortes.

Instruções de higienização de máscaras de tecido

As autoridades de saúde recomendam que para cada litro de água sejam despejadas duas colheres de sopa de água sanitária e as máscaras devem ficar completamente imersas nessa mistura por 30 minutos. Espere secar bem, depois passe ferro quente e guarde-as num saco limpo.

Como colocar, usar e tirar a máscara?

Primeira regra: lave as mãos com água e sabão ou álcool gel 70% sempre que colocar ou tirar as máscaras. Procure não tocar na máscara! Para colocar ou tirar, use as alças laterais.

As máscaras ajudam a prevenir, mas é sempre importante reforçar: lave sempre as mãos; sempre que possível, mantenha distância das pessoas; higienize as ferramentas de trabalho e fique alerta aos sintomas como febre, falta de ar e tosse! Em caso de dúvida, procure ajuda!