O uso de máscara para as pessoas que andarem nas ruas e demais locais públicos agora também é obrigatório em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. A determinação começa a valer a partir de hoje (22/06), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado. As máscaras podem ser artesanais ou industriais, o importante é que cubram a boca e o nariz.

De acordo com o documento, estabelecimentos privados de acesso ao público e empresas de transporte coletivo que permitirem a entrada e permanência de pessoas sem máscara estarão sujeitos a penalidades previstas no Código Sanitário do Estado como interdição, suspensão de vendas, cancelamento de alvará de licença, multa, entre outros.

A medida é consequência do aumento no número de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul que, segundo informações divulgadas pelo governo, aumentaram sete vezes nas últimas semanas. O Estado contabilizou mais de 4,2 casos confirmados e 39 mortes.

O decreto autoriza que estabelecimentos e empresas de transporte público impeçam a entrada de pessoas sem a proteção. Pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou qualquer outra deficiência que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara, assim como crianças menores de 4 (quatro) anos de idade, estão dispensadas do uso obrigatório.

Vale lembrar que, na Agroterenas, o uso de máscara é obrigatório desde o dia 7 de maio último sob pena de medidas disciplinares cabíveis.

Cuidado com as Máscaras

As autoridades de saúde recomendam que para cada litro de água sejam despejadas duas colheres de água sanitária e as máscaras devem ficar completamente imersas nessa mistura por 30 minutos. Lavar com água e sabão também está correto. Se possível, faça as duas coisas. Espere secar bem, depois passe ferro quente e guarde-as num saco limpo.

Como colocar, usar e tirar a máscara?

Primeira regra: lave as mãos com água e sabão ou álcool gel 70% sempre que colocar ou tirar as máscaras. Procure não tocar na máscara! Para colocar ou tirar, use as alças laterais.

As máscaras ajudam a prevenir, mas é sempre importante reforçar: lave sempre as mãos; sempre que possível, mantenha distância das pessoas; higienize as ferramentas de trabalho e fique alerta aos sintomas como febre, falta de ar e tosse! Em caso de dúvida, procure ajuda!