O Governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (08/05) que a quarentena será prorrogada em todo o estado até o dia 31 de maio. A decisão foi tomada nesta manhã, após reunião entre ele, o Centro de Contingência ao Coronavírus e secretários.

A medida, que teve início em 24 de março, mantém regras de funcionamento apenas de serviços essenciais como saúde, transporte e alimentação. “Como governador de São Paulo, gostaria de dar uma notícia diferente, mas o cenário é desolador. Teremos que prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio”, disse Doria.

Durante a entrevista realizada no Palácio dos Bandeirantes, Doria afirmou que a flexibilização das medidas restritivas, neste momento, prejudicaria não apenas o sistema de saúde, mas também a própria recuperação econômica do estado. O governador ressaltou que “a quarentena tem ajudado a salvar vidas”.      

Durante a coletiva, foi apresentado estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas que mostra como as medidas de isolamento ajudam a salvar vidas. De acordo com o documento, somente no estado de São Paulo, com a quarentena mais de 3.300 vidas serão salvas entre 8 e 21 de maio.

A expectativa era que o governo apresentasse hoje um plano de flexibilização da quarentena, mas a medida estava condicionada à queda na curva de contaminação, testagem massiva de pessoas, alta taxa de isolamento social e disponibilidade de leitos no sistema de saúde. Segundo o governo, nenhum dos critérios foi atingido.