O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou, mais uma vez, o período de quarentena no estado para até 28 de junho. Com isso, a nova quarentena vai durar mais 15 dias.

Durante o anúncio realizado na tarde de hoje (10/06), Doria também apresentou a mudança de classificação de algumas cidades em relação à retomada gradual das atividades econômicas. Araraquara e Bauru voltaram da fase 3 (amarela) para a 2 (laranja), enquanto os municípios de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente voltaram à etapa 1 (vermelha) de máxima restrição. Diante disso, volta a ser proibida a abertura de comércio não essencial nessas cidades.

Na capital e outras regiões como Araçatuba, Campinas, Marília, Piracicaba, São José do Rio Preto e Sorocaba, que estavam na fase 2 de retomada restrita desde o início do mês, houve estabilidade na maioria dos índices e por isso se mantêm na fase laranja.

Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores levam em conta número de leitos hospitalares, principalmente os de Unidade de Terapia Intensiva, e o número de pessoas infectadas pela Covid-19. De acordo com o governo paulista, as cidades avançarão de fase na medida em que mantiverem ou aumentarem esses índices. A nova classificação anunciada nesta quarta entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (15). Até lá, as prefeituras de municípios que tiveram restrição ou flexibilização de serviços deverão publicar decretos municipais adequando as normas locais de quarentena ao novo painel do Plano São Paulo.