Outra potencial vacina contra a Covid-19 começará a ser testada no dia 20 de julho. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, nesta segunda-feira (6/7) após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para realização de testes do medicamento.

A vacina Coronavac foi desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech e os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista. O produto está na Fase III, a última dos testes em humanos, que visa avaliar sua segurança e eficácia na imunização contra a doença causada pelo novo Coronavírus.  

A partir da próxima semana, começará o recrutamento de nove mil voluntários (apenas profissionais da saúde) que participarão dos testes clínicos em centros de pesquisa localizados em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Metade desse grupo receberá a vacina e a outra um placebo (mistura que não tem efeito) para verificar se há estímulo à produção de anticorpos para proteção contra o vírus.

De acordo com o governo paulista, a vacina desenvolvida pela Sinovac é uma das mais promissoras do mundo, porque utiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas. O acordo entre o Instituto e a empresa chinesa prevê a transferência de tecnologia para a produção local, caso seja comprovada a eficácia contra a Covid-19.

Segundo a Anvisa, para conceder a autorização foram analisados os dados das etapas anteriores de desenvolvimento do produto. “Foram realizados estudos não clínicos em animais, cujos resultados demonstraram que a vacina apresenta segurança aceitável”, afirma publicação da instituição.

Esta é a segunda vacina a receber autorização para testes no Brasil. Em junho, a Anvisa autorizou a realização de testes da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, contra a Covid-19. “Torcemos também para que a vacina de Oxford produza resultado e possa ser produzida para termos duas vacinas em condição de imunização de milhões de brasileiros”, disse Doria durante o anúncio de hoje.