A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de estudo clínico, no Brasil, da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, Reino Unido, contra a Covid-19. A autorização foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União da última terça-feira (02/06).

Os testes serão realizados pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Lemann vai custear a infraestrutura médica e os equipamentos necessários.

O estudo terá como objetivo determinar a segurança e eficácia da vacina. As análises iniciais da vacina foram realizadas na Inglaterra e demonstraram que o perfil de segurança do medicamento foi aceitável.

Para a etapa dos testes em São Paulo, a Unifesp vai recrutar mil voluntários que estejam na linha de frente do combate à Covid-19, já que eles estão mais expostos à contaminação. Somente pessoas que não tenham contraído a doença poderão participar dos testes.

Há outros países cuja participação está em processo de análise e aprovação. Os resultados desses testes serão primordiais para o registro da vacina no Reino Unido, que só poderá acontecer após a conclusão dos estudos nos demais países.