Troque o aperto de mão por um sorriso

O COVID-19 (novo coronavírus) é uma doença transmitida principalmente de duas formas: pelas gotas do espirro ou tosse de quem está infectado, e pelo toque das mãos com pessoas ou objetos que estiveram em contato com o vírus.

Como se previnir

Lave as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar e usar o banheiro. Não sendo possível, utilize álcool gel 70% para higienizar as mãos.

Ao espirrar e tossir, cubra o rosto com seu antebraço ou lenço descartável.

Evite aglomerações e não fique próximo de pessoas que apresentem sintomas como tosse, coriza e febre.

Fique ligado nos sintomas!

Está com febre, dor de cabeça e tosse seca? Você deve procurar o serviço de saúde básico, evitando, se possível, o contato com outras pessoas. Se for preciso, fique em casa, isolando-se dos seus familiares.

Idosos: atenção especial!

O COVID-19 é um vírus mais perigoso para portadores de hipertensão, diabetes e problemas respiratórios. Os idosos também fazem parte desse grupo e merecem todo cuidado. É preciso que eles evitem aglomerações e contato com pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse seca e dor de cabeça.

Fuja de aglomerações!

As autoridades explicam que o melhor caminho na luta contra o COVID-19 é diminuir o contato entre as pessoas. Se possível, evite festas, celebrações religiosas, reuniões e aglomerações de pessoas.

Redobre a limpeza de objetos!

Um jeito de evitar a propagação do COVID-19 é desinfetar todos os objetos que são tocados pelas pessoas: maçanetas, utensílios como facas, garfos, colheres e outros itens pessoais. No trabalho, precisamos desinfetar volantes de máquinas, portas, implementos e tudo que as pessoas colocaram mãos e bocas.

É hora de mudar os nossos hábitos

Lave bem as mãos ou passe álcool gel 70% (nas mãos e nos braços) e nada de aperto de mãos, abraços e beijos.

A hora é de trocar os cumprimentos por acenos de mão e, é claro, um belo sorriso!